Tipos de planos e enquadramentos | CINEMATIZANDO

Começando a nova leva de posts do Cinematizando, hoje, vamos falar sobre Planos e Enquadramentos e analisar as técnicas mais usadas pelos diretores, conhecido também como o “Pacotão”.

Transmitir emoções não é papel apenas do ator! Antes de serem iniciadas as gravações, mais especificamente na decupagem, o diretor, o diretor de fotografia e o diretor de arte se reúnem para discutir as questões técnicas e estéticas das cenas: se a intenção é trazer um tom mais sombrio à cena, os três profissionais, em conjunto, decidem qual tipo de ângulo será usado, qual iluminação será transmitida, o tipo de lente… Enfim, o importante é frisar que nenhuma cena é inocente e todas são planejadas aos mínimos detalhes.

Ajudando os aspirantes aos profissionais do mercado cinematográfico e dando uma noção crítica maior para os cinéfilos, vamos ver um pouco sobre teoria da fotografia:

GRANDE PLANO GERAL


Resultado de imagem para o regresso plano geral
Cena de O Regresso (2015, Alejandro G.) – Diretor de fotografia: Emmanuel Lubezki.

O principal objetivo desse plano é a valorização do cenário e, além disso, dar a impressão de grandeza do ambiente em relação ao ator.

Um grande exemplo em que podemos observar o bom uso desta técnica é no filme O Regresso (2015, Alejandro G.), na qual o diretor mexicano explora os belos recursos naturais e a reforça a potencia da natureza.

PLANO GERAL (PG)


 

Resultado de imagem para long shot movies
Cena de Ratatouille (2007, Brad Bird).

Localizado na categoria “take de localização”, o PG tem como objetivo a valorização do cenário, mas sem excluir a presença de um personagem em um espaço reduzido na tela. Aqui, há a harmonia e interação entre personagem e ambiente.

Westerns são grandes exemplos de filmes para observar esse plano.

PLANO CONJUNTO (PC)


Imagem relacionada
Cena de Laranja Mecânica (1971, Stanley Kubrick). Diretor de fotografia: John Alcott.

O PC é utilizado para mostrar um grupo de personagens, onde o foco está na ação que estão realizando. A figura humana tem mais presença em cena e é possível identificar os personagens.

Bons exemplos desse plano são os filmes  em que há um grupo de amigos em algum arco emocional, sem tanto destaque para apenas um personagem. Por exemplo: Cidade de Deus (2002, Fernando Meirelles) e Cantando na Chuva (1952, Gene Kelly)

PLANO ABERTO (PA)


Resultado de imagem para singing in the rain scene
Cena de Cantando na Chuva (1952, Gene Kelly e Stanley Donen). Diretor de fotografia: Harold Rosson.

Também conhecido como Plano Inteiro, este é um dos primeiros planos criados na história. Consiste em mostrar o personagem por inteiro. O que diferencia o PA do PC é a quantidade de pessoas em cena.

PLANO AMERICANO (PA)


Resultado de imagem para plano americano cinema
Cena de Os Vingadores (2012, Joss Whedon). Diretor de fotografia: Seamus McGarvey.

Idealizado primeiramente nos filmes de velho-oeste, o Plano Americano pode ser definido como aquele que enquadra o personagem do joelho para cima. Seu foco é dar ênfase a ação corporal.

PLANO MÉDIO (PM)


Imagem relacionada
Cena de Titanic (1997, James Cameron). Diretor de fotografia: Russell Carpenter.

O PM enquadra da cintura para cima. Aqui, há a valorização da expressão facial dos personagens, onde o cenário não tem tanta importância como anteriormente.

PRIMEIRO PLANO (PP)


Imagem relacionada
Cena de O Regresso (2015, Alejandro G.) – Diretor de fotografia: Emmanuel Lubezki.

O Primeiro Plano tem uma missão bem definida: a expressão do ator. Identificar um PP é bem simples, pois ele consiste em enquadrar o personagem do ombro (mais ou menos) pra cima.

Como vemos na imagem acima, O Regresso, filme de 2015, é um grande exemplo do uso excepcional desse recurso. Outros bons exemplos de filmes que contém o PP, são as obras da saga Harry Potter.

PRIMEIRÍSSIMO PLANO (PPP)


Resultado de imagem para the shining
Cena de O Iluminado (1980, Stanley Kubrick) – Diretor de fotografia: John Alcott.

Caracteriza-se por termos o rosto do personagem dominando completamente a cena. Seu uso é similar ao do Primeiro Plano, com maior ênfase a expressão do ator.

PLANO DETALHE (PD)


Resultado de imagem para the clockwork orange eye
Cena de Laranja Mecânica (1971, Stanley Kubrick) – Diretor de fotografia: John Alcott.

A câmera enquadra uma parte do rosto ou do corpo (um olho, uma mão, um pé, etc.). Também usado para objetos pequenos, como uma caneta sobre a mesa, um copo, uma caixa de fósforos, etc.

Tem curta duração.

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register