Crítica | Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

O Homem-Aranha do Tobey Maguire de 2002 estava bem; Andrew Garfield em Espetacular Homem-Aranha de 2012 também estava bem, porém a encarnação do Homem-Aranha pelo Tom Holland agora em 2017 é definitivamente a melhor até então.

De Volta ao Lar é a mistura perfeita de dramaturgia adolescente e super-heróis. Ao levar o personagem de volta ao ambiente escolar, ele retoma algumas das magias inocentes recolhidas nas páginas de quadrinhos.

Uma das principais críticas dos blockbusters de super-heróis é que geralmente eles são demasiadamente exagerados com tsunamis e planetas sendo destruídos no terceiro ato. Aqui, as apostas são muito menores, para este Homem-Aranha, chamar uma garota para o baile Homecoming é tão desafiador quanto parar o cara mau.

Nossa reintrodução a esta iteração de Homem-Aranha começa com um vídeo caseiro que Peter gravou no telefone de toda a ação do bastidores de sua aventura com os Vingadores em Guerra Civil. É hilário, divertido e um lembrete do impacto que o personagem causou ao aparecer num filme do Capitão América. Isso dá o tom para todo o filme quando nos juntamos a Peter em sua escola de ciências, onde ele e seu amigo louco por Star Wars, Ned (Jacob Batalon), não são as crianças mais populares na escola. Neste cenário, Peter tem que se preocupar com provas de espanhol, ganhar o decatlo acadêmico e manter sua identidade secreta dos colegas de classe que ele salva diariamente.

Porém tudo o que Peter quer fazer é provar-se a Tony Stark para que ele possa se juntar aos Vingadores. Ele fica inquieto, parando ladrões de bicicleta e ajudando velhas senhoras a atravessar a rua, até que ele salta na chance de alguma ação “real” quando ele descobre um grupo que vende armas alienígenas. As armas estão sendo desenvolvidas e traficadas por Adrian Toomes (Michael Keaton), um homem desempregado cuja empresa de limpeza ficou sem negócios. Ele pegou a tecnologia chitauri restante dos destroços dos acontecimentos de Vingadores (2012) que sua empresa havia limpado e iniciou uma operação de criar armas com a tecnologia estrangeira com seus ex-funcionários.

Toomes é aquele vilão simples que é atraente e uma folha adequada para o herói. Ultimamente tem sido quase uma regra a necessidade de explorar quase que 100% a psicologia do vilão nos filmes de super-heróis, e esse desenvolvimento forçado muitas vezes não dá certo e por conta disso os vilões da Marvel Studios até então têm se mostrado uns grandes bobocas com ambições megalomaníacas que não os levam a lugar algum, mas Toomes é confiável. Suas motivações são algo que podemos entender – amargo com a crescente diferença entre os ricos e os que não têm, ele decidiu obter o dele.

Um vilão simples é parte do que mantém o Homem-Aranha: De Volta ao Lar pequeno, de uma boa maneira. A outra parte é a quantidade de história no roteiro dedicada à vida escolar de Peter, para povoar esse mundo com personagens robustos como seus colegas de classe – amigos e intimidadores – e professores. O elenco aqui foi excelente, preenchendo esses papéis com diversos jovens artistas incluindo Laura Harrier, Tony Revolori (The Grand Budapest Hotel) e Zendaya, que faz uma das personagens mais divertidas do filme.

Temos também no elenco Robert Downey Jr. Entendemos que a sua participação no material de divulgação do filme foi um tanto quanto excessiva, mas o ator aparece como o Homem de Ferro no tempo necessário. Quase toda sua participação no filme está exposta nos trailers, e ela se faz necessária para compreendermos melhor como é a interação de um Peter Parker no universo cinematográfico da Marvel. Nada é gratuito.

O estrelato de Tom Holland não é abalado por nenhum outro vingador presente no filme. O ator tem carisma, é ótimo em cenas de humor e ação e definitivamente é um grande achado da Marvel. Não consigo imaginar alguém melhor para dar vida ao Homem-Aranha no MU.

O cabeça de teia está voltando para a sua casa em todos os cinemas brasileiros no dia 6 de julho. Não percam! Este é o filme do Homem-Aranha que todos queriam e precisavam.

Nota: 8,5

BÔNUS: Sim! É claro que o filme possui cenas pós-créditos. E são duas! Não saiam do cinema até todos os créditos terminarem.

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register