Crítica | A vida de uma mulher (2017)

A vida de uma mulher (Une Vie), conta a história de Jeanne ( Judith Chemla), desde sua juventude alegre na fazenda dos seus pais, até a sua triste velhice e falência econômica.

Baseado na primeira novela de Guy de Maupassant, o roteiro é do diretor do filme Stephane Brizé (conhecido por “O valor de um Homem”) e do Florence Vignon, roteirista de Brizé de longa data.

Durante duas horas de filme acompanhamos as dificuldades que Jeanne, filha de um Barão Frances do século 19, teve que enfrentar ao longo de mais de 20 anos, e como suas escolhas foram interrompidas e mediadas pelos homens a sua volta; seja seu pai, seu marido, seu filho ou o padre; todos acabam determinando sua trajetória muito mais do que seus próprios desejos e anseios.

Judith Chemla e Jean-Pierre Darroussin em cena do filme

La Vie foi filmado em formato 4:3, dando um aspecto quadrado ao filme na tela do cinema e conta com uma bela fotografia que consegue através das cores e quadros captar as diferentes emoções e fases da vida da personagem.

Para contar a narrativa, o filme trabalha com cenas curtas que nem sempre contam com ações dramáticas mas que como uma novela compõe um mosaico de sensações, lembranças e acontecimentos da vida da personagem principal.

Talvez por isso, o ritmo do filme fica um pouco prejudicado, a tentativa de transformar uma novela em um filme sem abrir mão das estratégias da literatura acabam tornando a narrativa fílmica em uma experiência apenas de contemplação dos acontecimentos perdendo a sensação de urgência e de conflito típicos do cinema.

Cena do filme Une Vie

Um exemplo disso, é a utilização repetitiva do recurso literário de cartas escritas. Ao longo do filme há mais de 5 cartas que são lidas em off enquanto vemos cenas contemplativas da tristeza ou da alegria em que a personagem se encontra.

O filme foi indicado ao César por melhor figurino e melhor atriz principal. Judith Chemla vive a personagem ao longo dos 20 anos e envelhece com Jeanne na sua forma de agir, falar e olhar, perdendo aos poucos os sonhos da juventude mas sempre buscando recomeçar.

O filme chega aos cinemas no dia 13 de Julho.

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register