Crítica | LEGO Ninjago: O Filme (2017)

Por Gustavo Teodosio

LEGO Ninjago: O Filme se adequa bem ao nível do entretenimento oferecido atualmente pelos desenhos animados nos cinemas. Isso é tudo o que pretende ser. E, por esse caminho, é um sucesso entusiasmado. Mas pelo caminho da franquia de filmes LEGO, o qual é o terceiro, faltam algumas peças críticas.

Seus predecessores nessa franquia são extremamente divertidos, mas também mais do que simplesmente diversão infantil gratuita. Uma Aventura LEGO, de 2014, é uma aventura-comédia inesperadamente alegre que capitalizava a habilidade dos blocos de brinquedo para deixar a criatividade infantil ser selvagem. LEGO Batman: O Filme, do início desse ano, é competente como comédia e como uma sátira a filmes de super-heróis de forma mais geral – um pouco menos inteligente, mas ainda super divertido.

Ninjago tem muitas piadas e trocadilhos e não é desagradável assistir – o monstro do filme é um gato gigante e que não fala, o que é bastante engraçado para quem tenta brincar com Legos em torno de um gato. -, mas, quando se trata de idéias, é menos criativo do que os dois filmes anteriores.

É um pouco decepcionante. Ninjago: O Filme não está tentando lançar ou criticar uma franquia tanto quanto estender uma existente. Se você não tem 10 anos ou não passa muito tempo na proximidade de crianças dessa faixa etária, sua pergunta mais frequente sobre Lego Ninjago será “o que diabos é Ninjago?”.
Então aqui está o contexto que você precisa para pegar o que LEGO Ninjago deixa de lado: “Ninjago“, uma junção de “ninja” e “LEGO”, não é uma coisa, é um mundo. Ninjago é um lugar de ficção inventado como um tema para conjuntos de LEGO e um cenário para a série de TV Ninjago: Master of Spin, que estreou em 2011 e é extremamente popular entre as crianças.

Ninjago, como a tradição da série conta, foi criada pelo Primeiro Mestre Spinjitzu, que usou armas muito poderosas chamadas as “Quatro Armas Elementais de Spinjitzu”. O Mestre teve dois filhos – Garmadon (Justin Theroux) e Mestre Wu (Jackie Chan) – que eram malignos e bons, respectivamente. Garmadon foi banido para um submundo, enquanto Wu permaneceu em Ninjago e protegeu as armas poderosas. Mas Garmadon voltou, então Wu treinou quatro jovens ninjas, que se tornaram os guardiões das armas. O objetivo de Garmadon é conquistar Ninjago; O objetivo de Wu é protegê-la.

Quando o filme começa, os quatro ninjas cresceram para seis: Cole (Fred Armisen) é o ninja da Terra, Jay (Kumail Nanjiani) é o ninja do relâmpago, Kai (Michael Peña) é o ninja do fogo, Nya (Abbi Jacobson) é o ninja da água, Zane (Brent Miller) é o ninja do gelo, e Lloyd (Dave Franco) é o ninja “verde”, e não, ele realmente não sabe o que isso significa. Lloyd também é filho de Lord Garmadon, um fato que lhe confere sofrimento já que seu pai continua atacando a cidade com seu exército de esqueletos e os outros pais da escola não estão tão interessados ​​em que seu filho brinque com o filho do cara que tenta destruir suas casas e vidas. Garmadon – que o chama de “Luh-loyd” – tem sido um pai ausente na maior parte, então Lloyd vive com sua mãe e tenta evitar que ela encontre sua identidade secreta como o Ninja Verde. Essa é a trama básica e tudo se desdobra no estilo clássico do filme de desenho animado, sem novidades muito interessantes.

LEGO Ninjago: O Filme coloca a franquia em uma inclinação perigosa. Há algumas artes marciais aqui, alguns monstros (principalmente o gato), algumas piadas e brincadeiras, e algumas aventuras, tudo isso é totalmente útil para entreter uma sala cheia de crianças fãs da série que apreciaram as seis temporadas enquanto não aborreciam ativamente seus pais a acompanharem a série também.

Com a ausência de interesse em se realizar um filme divertido e mais abrangente como os antecedentes da franquia, o que realmente está presente aqui são muitas e muitas colocações de produtos da empresa. O surgimento simultâneo das séries LEGO e os brinquedos tornam isso inevitável, é claro, mas há um excesso de propaganda que não passa despercebido com a falta de genialidade de Ninjago.

LEGO sempre foi uma marca forte em vendas de seus produtos e com as franquias no cinema fazendo sucesso é de se imaginar o apelo comercial para seus brinquedos mas, em comparação com seus predecessores, neste novo filme o merchandising grita mais alto que a genialidade que esteve presente de forma divertida em Uma Aventura LEGO e LEGO Batman: O Filme. Lastimável.

Nota: 6.0

LEGO Ninjago: O Filme chegou aos cinemas hoje, dia 28 de setembro.

 

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register