Crítica | Patti Cake$ (2017)

E se ao invés de Atriz, Mia de La La Land fosse uma garota pobre, obesa e branca tentando ser rapper? Muito difícil de imaginar? Essa é a proposta de Patti Cake$.

O filme traz a história de Patricia Dombrowski (Danielle MacDonald), a.k.a. Killa P e também como Patti Cake$, que busca o sonho de ser famosa artisticamente como rapper. Vinda de um subúrbio de uma pequena cidade, ela almeja sua carreira enquanto preenche sua vida com trabalhos cotidianos. Para conseguir esse objetivo ela conta com a ajuda de um farmacêutico, Jheri (Siddharth Dhananjay), que sonha em ser cantor e está disposto a ajudá-la nesse objetivo em comum.

O longa traz um mix de alguns temas populares no cinema, como coming-of-age e busca pela fama, mas o faz de uma maneira muito delicada, fantasiosa e um pouco dura. Através da apresentação de uma difícil realidade sem dinheiro e fadada a um cotidiano enfadonho, Patti Cake$ vive numa constante fuga para momentos em que ela vive o seu sonho. A rapper é constantemente atacada pela sociedade, pela comunidade de rappers e inclusive por sua mãe, ex-cantora que além de não ter conseguido sucesso, considera o gênero musical da filha inferior.

P.B.N.J. em Patti Cake$

O filme é recheado de “improvisos” de rap, e de canções em meio aos diálogos, que são tão sonoros que soam possíveis num cenário musical atual. A atuação de Danielle MacDonald, assim como sua voz (que é algo entre Ke$ha e Iggy Azalea) elevam a personagem a um nível de carisma incrível. Além de Danielle, a comediante Bridget Everett (Sex and the City) que interpreta sua mãe Barb, traz toda a força de uma mulher divorciada que perdeu a grande chance de seguir sua carreira artística e vive da sombra de um passado de esperança.

PATTI CAKE$ está fazendo uma boa carreira em festivais e foi indicado a vários como o Independent Spirit Award, Sundance e Cannes. O filme estreia hoje, 30 de novembro, nos cinemas brasileiros.

Nota: 9/10

 

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register