CCXP 2017 | Jurassic World: Reino Ameaçado é destaque no painel da Universal Pictures

Muitas emoções nesse primeiro dia oficial de Comic Con Experience. O painel mais esperado do dia era o da Universal Pictures trazendo novidades em primeira mão de Jurassic World: Reino Ameaçado, sequência do grande sucesso de 2015.

Com presença do diretor espanhol J.A. Bayona – dos ótimos “O Orfanato“, “O Impossível” e “Sete Minutos Depois da Meia Noite” – e do roteirista Colin Trevorrow (diretor do filme de 2015), o painel foi repleto de surpresas.

  • Tivemos um recado mais do que especial do gigante Steven Spielberg falando sobre sua paixão por dinossauros na infância, o que o levou a criar esse universo fantástico em 1993. Sua felicidade em saber que essas criaturas continuam relevantes, interessando e levando milhares ao cinema no mundo todo é sem dúvida um dos motivos dele continuar apoiando essas produções.
  • Em seguida tivemos um recado super bem humorado – como já esperado – do astro Chris Pratt. Além de lamentar não poder estar conosco em São Paulo na edição desse ano, ele aproveitou para fazer uma interação inesperada com o público ao pedir para todos murmurarem (sim, foram essas as palavras de Pratt) junto com ele a música tema de Jurassic Park.
J. A. Bayona, diretor de Jurassic World: Reino Ameaçado durante painel da Universal Studios / foto por Márcio Dorvillé do Cin3filia.
  • Logo depois, e antes de chamarem diretor e roterista para um pequena entrevista, foi exibido um video com diversas cenas do filme e de seu making of mesclados a entrevistas com os atores, diretor e roteirista. No video vemos que definitivamente o universo de Jurassic Park cresceu e se expandiu de maneira a termos dinossauros autômatos e extremamente realista, trazendo uma veracidade até mesmo para os atores na hora de contracenarem com as criaturas.
  • Na entrevista com os responsáveis pelo filme, foi perguntado ao Bayona qual a primeira coisa que ele pensou quando foi convidado para assumir a direção da sequência:

    “A primeira coisa que pensei foi no sentimento, na lembrança afetiva que eu tinha do filme (de 1993). Queria trazer um pouco da essência dele de volta, e misturar a elementos de terror e suspense. Trazer o medo real que é encarar um T-Rex de frente.”

    J. A. Bayona, diretor de Jurassic World: Reino Ameaçado durante painel da Universal Studios / foto por Márcio Dorvillé do Cin3filia.
  • Bayona também disse que trabalhar com Chris Pratt é sempre muito divertido pois o ator, apesar de trabalhar com seriedade, é muito descontraído. E que Bryce Dallas Howard é incrível e muito fácil de lidar. O diretor também revelou que gosta de trabalhar com música no set. 
  • J. A. Bayona foi convidado para assumir a direção do filme por causa de seu trabalho em “O Orfanato” de 2007. O suspense junto ao drama é algo que o espanhol já provou dominar e essa característica foi o que definiu sua entrada no projeto.

    Reino Ameaçado é praticamente uma junção de O Impossível com O Orfanato“, afirmou Colin Trevorrow.

    Colin Trevorrow, roteirista de Jurassic World: Reino Ameaçado durante painel da Universal Studios / foto por Márcio Dorvillé do Cin3filia.
  • Fungindo de algumas perguntas da mediação por não poder revelar alguns detalhes, eles disseram coisas pontuais:

    “Esse filme tem um climax no meio e depois fica mais fechado, mais claustrofóbico. Como no original.”, disse Bayona que continuou: “O filme começa com um debate sobre moral. A ilha está lá, o parque está abandonado. Os animais devem ser salvos? Devem ser exterminados? Essa é a questao. (…) O primeiro filme (de 1993) falava de criar novas criaturas e qual o limite disso. Esse é sobre o que fazer com eles, qual a nossa responsabilidades com eles.”

  • Para encerrar foi exibido com exclusividade e pela primeira vez o trailer (não uma, mais duas vezes!) que tem estreia mundial essa sexta-feira, 08. Trevorrow ressaltou antes da exibição que eles poderiam ter exibido em Nova York, em Los Angeles, mas o diretor J.A. Bayona fez questão de que fosse exibido pela primeira vez no Brasil (Obrigado, Bayona! A gente fica feliz!).
    Jurassic World: Reino Ameaçado tem lançamento previsto para 22 de junho de 2018, quando o clássico 1993 completa 25 anos.

Sobre o trailer, se não quiser spoiler a respeito, encerre a leitura por aqui pois iremos descrevê-lo abaixo.

No trailer podemos ver que o filme não vai se passar o tempo todo na ilha. A primeira cena mostra as personagens de Chris Pratt e Bryce Dallas Howard numa mesa de bar. Enquanto ele tenta falar sobre relacionamentos descontraidamente, ela tenta falar sobre os dinossauros que ficaram sem o devido cuidado no parque que está desativado. É citada uma dinossauro fêmea específica que era ainda filhote quando tudo aconteceu e que o personagem de Pratt cuidava.

Em seguida o trailer fica tenso mostrando a ilha sendo praticamente destruída por um vulcão em erupção. O que não sabemos exatamente é se as coisas estão acontecendo naturalmente ou se essas explosões que levaram o vulcão a devastar a ilha foram causadas por ordens superiores. Isso porque em determinados momentos as cenas de fuga e destruição são intercaladas por uma cena no tribunal onde o Dr. Ian Malcolm (sim, Jeff Goldblum está de volta!) discorre sobre o destino dos dinossauros: “Eles estavam aqui antes da gente. Não me surpreenderia que eles continuassem depois de nós.”

Esses são os detalhes mais fortes do trailer. Ele é explosivo e aflitivo em dados momentos. O que podemos esperar? Bom, Bayona é conhecido por fazer o público ficar tenso no cinema e, ao mesmo tempo, se emocionar fortemente. O diretor vem de um suspense psicológico bem construído em “O Orfanato“. Veio com um drama tenso e extremamente angustiante contando a história real do Tsunami na Tailândia em “O Impossível“. E em seguida nos presenteou com um ótimo drama fantástico adaptando o livro de Patrick Ness em “Sete Minutos Depois da Meia Noite“. Agora ele encara seu primeiro Blockbuster e promete trazer de volta a tensão do clássico de 1993. Mal podemos esperar.

A CCXP 2017 acontece de 7 à 10 de dezembro no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.
E você pode acompanhar toda a cobertura aqui no Cin3 com as matérias exclusivas dos painéis e em tempo real no Instagram @Cin3filia.

ATUALIZAÇÃO! 
Confira o trailer exibido primeiro na CCXP 2017.

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register