Crítica | De Volta (2015)

Hoje chega aos cinemas brasileiros, o primeiro longa de ficção da  cineasta  Jihane Chouaib. O filme De Volta (Go Home), conta a história da personagem Nada, uma mulher assombrada por um enigma familiar que retorna à sua casa no Líbano rural em busca de respostas.

Nada (Golshifteh Farahani) é uma mulher jovem e destemida que sem receios, se instala na antiga casa de sua família, uma casa abandonada há muitos anos. O quintal se  transformou em depósito de lixo, e as paredes descascadas estão com marcas de sangue seco e pixações. Desde o inicio há indícios de que há mais histórias ali do que a personagem conhece.

Até mesmo quando encontra uma nova pixação: “Go Home“, depois de sua primeira noite dormindo ali, ela resiste. Não irá desistir de descobrir o que aconteceu com o dono da casa, seu avô, que desapareceu durante a Guerra Civil.

Os flashbacks longos, presentes em todo o filme sugerem que Nada é assombrada há muitos anos sobre os acontecimentos que viveu naquela casa, quando ainda era uma criança, antes de sua família  partir para a Europa.

Cena do filme “De Volta”

Nada é uma mulher solteira que não se lembra muito da língua árabe e a comunicação com os moradores do vilarejo que transitam pelos espaços públicos, basicamente homens, é muito complicada. Sua única esperança desde que chegou era  falar com a sua tia, irmã de seu avô, Nour ( Mireille Maalouf).

Os locais filmados são frios e úmidos e reforçam o tom misterioso do filme, em especial, a locação principal, a casa do seu avô, com as paredes descascadas e envelhecidas. A casa está destruída, faltando pedaços, como a história de seu avô. Ao longo do filme, com tecidos e lençóis, Nada cria uma barraca dentro da sala, e ali dentro tenta refazer a casa de sua memória, com os retratos que ainda tem.

A história se intensifica quando seu irmão, Samir (Maximilien Seweryn) ou Sam, aparece na casa, com a missão de vender a mansão da família. E o conflito se estabelece entre os dois irmãos.

Um triller intrigante sobre as relações familiares e as memórias de uma mulher libanesa em busca de respostas.

 

Nota: 5,5

 

 

Comentários

Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register